quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Histórias do Futebol Brasileiro.



HISTÓRIAS DO FUTEBOL BRASILEIRO

As lembranças são depositadas no album da saudade que guardamos
de um tempo que não volta mais



   TEMPORADA DO FLUMINENSE A SÃO PAULO EM 1904.

UM FATO HISTÓRICO aconteceu com o Fluminense quando ele realizou uma temporada por São Paulo.

O clube carioca chegou a capital bandeirante na manhã do dia de novembro de 1904. Jogou a tarde contra o Germânia e perdeu por 4x3. No dia seguinte enfrentou o Mackenzie e foi derrotado por 1x0. No dia 6, jogou contra o Paulistano e perdeu por 2x0. No dia 7 foi derrotado pelo Internacional por 1x0 e no dia seguinte encerrou a temporada perdendo para o São Paulo Atletic Club por 3x0. Foram cinco jogos em cinco dias e cinco derrotas. O Fluminense somente usou onze jogadores nos cinco jogos. Não foi nenhum reserva em sua delegação.

O Fluminense foi alvo de inúmeras homenagens, e a cada derrota recebia um banquete no Restaurante do Hotel D´Desoc, onde estavam hospedados. Esta façanha do Fluminense cinco jogos, cinco derrotas, em cinco dias faz parte do livro dos recordes “GUINNES”.
Do livro de Tomaz Mazzone – A História do Futebol Brasileiro – 1904 a 1950.

 

PRIMEIRO JOGO ENTRE CARIOCAS E PULISTAS

  



No Rio de Janeiro, por iniciativa do Oscar Cox, foi realizado a primeira partida entre brasileiros e membros da Colônia inglesa. O jogo foi realizado no dia 01 de agosto de 1901, no campo do Rio Cricket e teve a presença de apenas quinze pessoas. A partir deste jogo, Oscar Cox ficou entusiasmado e passou a se corresponder com Renê Vanorden do Internacional de São Paulo, além de Charler Miller e Cassemiro Costa para a realização do primeiro jogo entre cariocas e paulistas.

A partida aconteceu no dia 19DE OUTUBRO DE 1901, no campo do São Paulo Atletic. Na véspera do jogo, os cariocas viajaram de trem para São Paulo e cada jogador sua passagem (foto). Dois dias antes do embarque, Oscar Cox consultou os dirigentes da Estrada de Ferro Central o Brasil sob a possibilidade da delegação carioca viajar de cortesia, ou pelo menos, merecer um abatimento no preço das passagens. A resposta foi a seguinte – “A Estrada de Ferro Central do Brasil não foi feita para passeios de malandros e desocupados”.

Foram realizados dois jogos.  No primeiro, 1x1 e os times formaram assim:
Cariocas com Shubach, M.Farias e L.Nobrega. Oscar Cox, Wright e Mc.Collock. F.Walter, Horacio Santos, Julio Moraes, E. Moraes e Felix Frias.
Paulistas com Holland, Belfort Duarte, e Hans Nobilling, Vanorden, Jeffery e Muss. Ibãnez SDales, Boyes, Cassemiro, Charles Miller e Alício de Carvalho.
O juiz foi o senhor Lamont.

No dia seguinte aconteceu o segundo jogo. Novamente empate: 2x2. Com os mesmos jogadores e o mesmo juiz. Conforme estava programado, depois do jogo, os paulistas ofereceram um grande banquete a delegação cariocas, no Rotisserie Sport, com distribuição de brindes e inflamados discursos pelo grande feito, tendo como oradores OSCAR Cox e Charles Miller. Assim começou o intercâmbio entre cariocas e paulistas.


Fonte. Do Livro de Tomas Mazzoni – História do Futebol do Brasil – 1894 a 1950.




DATAS HISTÓRICAS DO FUTEBOL BRASILEIRO




Charles Miller - Ele introduziu o futebol no Brasil.

A primeira BOLA a chegar ao Brasil, foi trazida por Charles Miller que estudava na Inglaterra. Ele trouxe duas bolas em 1894.

O primeiro ESTÁDIO DE FUTEBOL, no Brasil, surgiu no Velodromo, em São Paulo. Foi inaugurado em 1875 para disputar competições de ciclismo. Em 1902, foi reformado para ser um campo de futebol, se transformando no primeiro estádio de futebol no Brasil, sendo palco de memoráveis jogos..

A primeira PARTIDA DE FUTEBOL, realizada no Brasil, aconteceu no dia 14 ou 15 de abril de 1895, em São Paulo, entre o The S.P. Raiway 4 x The Team do Gaz 2.

O primeiro clube a PRATICAR FUTEBOL no Brasil foi o São Paulo Atletic Club fundado no ano de 1888 para prática de Crickt.

O primeiro CLUBE A SER FUNDADO no Brasil foi o Sport Clube Rio Grande no dia 19 de julho de 1900, no Rio Grande do Sul. Em decorrência desta data, ficou estabelecido que o DIA DO FUTEBOL seria 19 de julho.

A primeira ENTIDADE DE FUTEBOL foi a Liga Paulista de Futebol, fundada no dia 19 de dezembro de 1901. Os clubes que fundaram a entidade foram: São Paulo Atletic, Associação Atlética Mackenzie Colege, Sport Clube Internacional, Sport Clube Germânia e Clube Atlético Paulistano.

O primeiro JOGO OFICIAL realizado no Brasil aconteceu na abertura do Campeonato Paulista de 1902. Aconteceu no Parque Antártica onde jogaram Mackezie 2 x Germânia 1. O PRIMEIRO GOL foi assinalado por Eppinggaux do Mackezie.

O primeiro CAMPEÃO OFICIAL no Brasil foi o São Paulo Aletic no campeonato paulista de 1902.

O primeiro ARTILHEIRO de um Campeonato oficial no Brasil foi o introdutor do futebol no Brasil, Charles Miller. Jogando pelo São Paulo Atletic marcou no campeonato de 1902 dez gols em novo jogos.
O primeiro LIVRO SOBRE FUTEBOL escrito no Brasil foi – Dicionário do Futebol, escrito por Guy Gay em 1905.

Fonte – Livro do Tomas Mazzoni – História do Futebol do Brasil – 1894 a 1950.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial